JUVENTUDE EM PAUTA

O ano de 2021 começa com inúmeros desafios que já começaram a ser enfrentados desde o início da pandemia de COVID-19. No que diz respeito a prestação de serviços aos jovens sul-mato-grossenses, a ideia foi aprimorar as ferramentas e fortalecer parcerias para que os trabalhos continuem a todo o vapor.

O “Juventude em Pauta” aproveitou esses assuntos para discutir os caminhos da ação pública na construção de políticas eficazes para este ano, e contou com a participação de dois convidados que tem suas rotinas voltadas exclusivamente à atenção dos jovens.

O bate-papo deste edição de fevereiro foi com Ian Leal, subsecretário de Políticas Públicas para a Juventude de MS e Diego Mariano, presidente do Conselho Estadual da Juventude. Durante a conversa, os convidados elencaram temas como a adoção do ensino híbrido, a aquisição de recursos tecnológicos e computadores para garantir acesso aos jovens em situação de vulnerabilidade, além da parceria com instituições e prefeituras para a garantia dos direitos fundamentais do público-alvo.

PROGRAMA 02.21


O Programa da TV Assembleia voltado ao público jovem debateu em 2020 diversos temas sensíveis durante o período de isolamento e distanciamento social. Assim como pessoas de outras faixas etárias, jovens de todo o Estado de MS e do Brasil tiveram que alterar suas rotinas sem deixar as obrigações de lado.

Pensando nas lições deixadas pela pandemia na sociedade, a edição com a Retrospectiva 2020 garantiu atenção especial a assuntos, que de certa forma envolveram o jovem em uma realidade diferente, como o uso constante da tecnologia, por exemplo.

O “Juventude em Pauta” conversou ao longo do ano com diversos especialistas em educação, empreendedorismo e saúde com o objetivo de levar informações sobre melhorias na qualidade de vida, nas condições de trabalho e estudo, sem esquecer de tratar da responsabilidade de cada cidadão no combate ao vírus.

PROGRAMA 01.21


Mato Grosso do Sul conta desde 2009, com a Lei Estadual nº 3.748 que estabeleceu a quarta semana do mês de setembro, como a “Semana Estadual da Juventude”. Instituída com o objetivo de contribuir com o debate sobre políticas públicas para juventude e estimular a participação dos jovens nos mais diversos segmentos.

Porém, a inclusão dos jovens em temas importantes ganhou um novo destaque. É a Lei 5.562/2020, do deputado Antônio Vaz, que institui na Rede de Ensino de Mato Grosso do Sul o tema empreendedorismo como conteúdo transversal no currículo escolar. A proposta foi sancionada no mês de setembro.

Sobre o tema, o bate-papo dessa edição do “Juventude em Pauta” da TV Assembleia foi com a gerente do Sebreae/MS – Regional Norte, Luzicarla Softov. A jornalista Lívia Machado conduziu a entrevista questionando sobre de que forma é feita a introdução ao empreendedorismo entre os alunos, a capacitação dos professores, e as vantagens da educação empreendedora para o futuro dos jovens.

PROGRAMA 13


A nova edição do Juventude em Pauta traz entrevista com a deputada estudante Natallia Braga, em uma conversa sobre a perspectiva do jovem quanto à educação e a política no país durante tempos de pandemia do novo coronavírus.

Atualmente Natallia preside o Parlamento Jovem, programa da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul promovido pela Escola do Legislativo Ramez Tebet, em que proporciona a estudantes participarem de sessões legislativas e apresentar projetos de leis que podem ser apadrinhados por deputados estaduais e modificarem a legislação estadual.

A jovem também é estudante de Direito e no bate papo contou como estão sendo as aulas online e como a desigualdade social têm atingido diretamente a educação brasileira e porquê é preciso lutar por melhores condições e investimentos.

PROGRAMA 12


O Programa Juventude em Pauta estreia nova edição em alusão ao Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio, com entrevista que aborda quais sinais perceptíveis podem ser observados para evitar que alguém atente contra a própria vida.  Os sinais foram listados pela psicóloga Natielle Braga, pós-graduada em Terapia Cognitiva e com especialização em métodos de prevenção ao suicídio.

PROGRAMA 11


A pandemia do novo coronavírus afetou grande parte do rendimento de muitas famílias brasileiras, como demonstra a lista de endividados do Serasa que só tem crescido e hoje já somam mais de 60 milhões de pessoas. O hábito de economizar, se aprendido desde cedo, pode salvar as finanças de muita gente quando grandes imprevistos como a perda de um emprego acontece.

As dicas de como criar esse estilo de vida mais econômico, sem deixar de desfrutar dos prazeres da vida foram repassadas pela psicóloga e empresária Angela Marini, entrevistada da nova edição do Programa Juventude em Pauta.

PROGRAMA 10


Os novos tempos tem exigido cada vez mais criatividade por parte daqueles que desejam empreender. O avanço dos recursos tecnológicos tem aberto constantemente um leque de alternativas para impulsionar os novos negócios e também criar plataformas onde eles possam se desenvolver de maneira totalmente virtual.

Nesse segmento, os jovens tem se destacado por meio de ideias inovadoras e facilidade de manuseio com as ferramentas online, porém, muitos deles não possuem recursos financeiros ou suporte técnológico para colocarem suas ideias em prática. Por isso, com o intuito de mediar esses projetos e torná-los efetivamente viáveis que surgiu o Living Lab MS, do Sebrae.

Sobre o tema, a jornalista Lívia Machado conversou com Leandra Costa, gerente do Living Lab MS, entre os assuntos em destaque nessa edição do “Juventude em Pauta” estão o empreendedorismo 5.0, a importância do plano de negócios, quando as ideias podem ou não sair do papel, e de que forma os jovens podem ser mais assertivos em seus projetos.

PROGRAMA 09


O uso de drogas pela juventude pode ter diversos motivos e explicações. O fato é que o assunto aflige muitas famílias sul-mato-grossenses, ainda mais com o estado fazendo fronteira com dois países com altos índices de produção de maconha (Paraguai) e cocaína (Bolívia).

O tema de combate e prevenção às drogas foi debatido na nova edição do Programa Juventude em Pauta, a  entrevistada da vez é a presidente do Conselho Estadual Antidrogas, Denise Fátima Barbosa Souza e Silva, que também é psicóloga e traz informações sobre o que tem sido feito para o combate e prevenção e aonde é possível buscar tratamento para quem já se encontra envolvido.

PROGRAMA 08


O Juventude em Pauta do mês de junho abordou os desafios da gravidez na adolescência e juventude e como a grávida pode se cuidar em tempos de pandemia do Covid-19, com a convidada Maria Auxiliadora Budib, que é médica ginecologista, professora universitária e diretora da Assistência à Saúde da Cassems.

PROGRAMA 07


Em tempos de pandemia do Covid-19, o isolamento social tem sido um desafio aos jovens de todo o país. Este foi um dos temas abordados na nova edição do programa Juventude em Pauta, com entrevista exclusiva da secretária nacional da Juventude, Jayana Nicaretta da Silva, por videoconferência.

PROGRAMA 06 


O tema abordado pelo Juventude em Pauta foi o empoderamento das mulheres de Mato Grosso do Sul e traz a coordenadora de Políticas Públicas para Mulher, Igualdade Racial e Juventude de São Gabriel do Oeste, Regiane da Silva Andrade e a advogada e vice-presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/MS, Larissa Marques Brandão. A temática foi escolhida em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, já que o programa foi gravado no mês de março.

PROGRAMA 05 


A nova edição traz o empreendedorismo rural como assunto principal e bate um papo com o gerente de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento da Agraer, Araquem Ibrahim Midon e com o engenheiro agrônomo e membro da Famasul Jovem, Lucas Ingold.

PROGRAMA 04


O Juventude em Pauta do mês de janeiro debate o esporte como um papel fundamental na solução de diversas problemáticas sociais, fazendo mostrar-se necessário como uma questão pública, colaborando para a formação dos cidadãos. E teve a participação do Profº Silvio Lobo Filho diretor executivo da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) e do Secretário da Juventude, Esporte e Lazer do município de Sidrolândia, Sandro Luiz Gonzales.

PROGRAMA 03


A segunda edição do programa Juventude em Pauta abordou o jovem e o mercado de trabalho com a participação da Aline Santos – supervisora do CIEE Mato Grosso do Sul.

PROGRAMA 02 


O novo programa da TV Assembleia chamado Juventude em Pauta aborda temas relacionados às pessoas que têm entre 15 e 29 anos, faixa etária definida como jovem pelo Estatuto da Juventude no Brasil. O programa é apresentado pela jornalista Fernanda Kintschner, que recebeu no estúdio o subsecretário estadual de Políticas Públicas para a Juventude, Ian Leal, e o superintendente de Administração das Regionais da Secretaria Estadual de Educação, Juari Lopes Pinto. Eles explicaram quais políticas públicas estão em vigência aos jovens sul-mato-grossenses, quais são os desafios e o que está sendo feito para diminuir a evasão escolar e aumentar as possibilidades do primeiro emprego.

PROGRAMA 01