Como uma das ações do Junho Prata, a Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e a Subsecretaria de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas em parceria com a FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), realiza o Seminário: “Envelhecimento sem violência e políticas para as pessoas idosas”.
Na ocasião, houveram palestras com pessoas especializadas e ligadas às Políticas Públicas para as Pessoas Idosas. A Secretária-adjunta, Viviane Luiza, explicou que a voz das novas gerações podem mudar a vida das pessoas 60+.
“Queremos fazer política de forma a mostrar para os jovens a importância dos movimentos sociais e da luta por mais cidadania. Não podemos trabalhar achando que do escritório entendemos a realidade da população, por isso as escutas e plenárias são tão importantes, para que dessa forma façamos um mês prata em conjunto”, ressaltou Viviane.

Entre o público, estiveram presentes professores aposentados, servidores do Detran e representantes da UFMS. (Foto: Matheus Carvalho)
A Década do Envelhecimento Saudável 2021-2030, declarada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2020, é a principal estratégia para construir uma sociedade para todas as idades. A Subsecretária de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas, Zirleide Barbosa, falou das ações do Junho Prata. “Nós construímos um fluxograma da rede de atendimento no nosso Estado, nele consiste os atendimentos da assistência social, saúde, Procon, Detran, para que dessa forma as pessoas idosas saibam onde recorrer em situação de violência”.
Para o Presidente da Federação, Jaime Teixeira, é importante construir políticas públicas para as pessoas idosas, pois o número de pessoas idosas tem aumentado no Brasil. “Pela primeira vez na história do nosso País, no ano passado, houve o mesmo número de nascimentos de crianças e número de cidadãos que chegaram aos 60 anos. Isso significa que a nossa população vem envelhecendo e isso significa que é necessário cada vez mais o investimento nas políticas públicas”.
Os direitos dos idosos estão garantidos na Constituição Federal. “Família, sociedade e Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida”, atesta o artigo 230.
A Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Cristiane Sant’Anna, também participou do evento e ressaltou a importância de debater as políticas para as pessoas idosas, em especial, as mulheres. A cada dez denúncias de violência contra a pessoa idosa, sete são mulheres.
“Nós queremos um envelhecimento sem violência para todos e todas. Junto com a subsecretaria para as Pessoas Idosas, estamos construindo políticas públicas que alcancem todos os municípios de Mato Grosso do Sul”.
Bel Manvailer, Setescc