DIÁLOGOS DE CIDADANIA

“Diálogos de Cidadania” faz parte do Programa MS Cidadão da Subsecretaria Especial de Cidadania, criado com o objetivo de realizar encontros mensais para a discussão de direitos civis, políticos e sociais, no contexto das políticas públicas representadas pela Subsecretaria Especial de Cidadania.


FEVEREIRO 

A Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, realizou na quarta-feira (19.02), a primeira edição do ano do “Diálogos de Cidadania”, com o tema “Mais Mulheres na Política”, abordando a conquista do voto feminino, representatividade da mulher na política e violência política de gênero. O evento foi realizado no Museu da Imagem e do Som (MIS), em Campo Grande.

O evento foi conduzido pela Subsecretária Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja que apresentou a linha do tempo da conquista do voto feminino no Brasil e também o progresso e retrocesso da ocupação de mulheres em cargos de poder e decisão, com foco na campanha “Mulheres, Gênero e Política”, lançada no ano passado em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil/MS, e teve como expositoras a presidente da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, Mara Caseiro, falou sobre sua trajetória na vida política desde o cargo de vereadora e prefeita do município de Eldorado ao cargo de Deputada Estadual  e da  assessora especial da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Giovana Corrêa, que falou sobre os desafios da mulher frente a disputa de uma eleição.


2019

DEZEMBRO

A última edição do ano do Diálogos de Cidadania do ano de 2019 abordou o tema “Prevenção ao Abuso Sexual Infantil”. O encontro reuniu servidores da SECID e sociedade civil. A palestra foi ministrada pela psicóloga, fundadora e coordenadora do Projeto Nova, Viviane Vaz. Ao longo das 10 edições o Diálogos de Cidadania atingiu diretamente o público de 458 pessoas. Sugestões de temas podem ser enviados para o e-mail: cidadania@segov.ms.gov.br.


NOVEMBRO 

A nona edição do Diálogos de Cidadania  trouxe para o debate o tema “Mulheres Negras nos Espaços de Poder e Decisão”. O evento contou com a participação da Major Denice Santiago, Comandante da Ronda Maria da Penha, da Polícia Militar do Estado da Bahia; da professora Silvana Ramos, diretora da Escola Estadual Manoel Bonifácio Nunes da Cunha, em Campo Grande e teve como mediadora a Subsecretária Estadual de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Ana José Alves.


OUTUBRO 

Com o tema o “Outubro Rosa: prevenção, tratamento e direitos sociais”, a Secretaria Especial de Cidadania (Secid), por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres realizou a 8ª edição do Diálogos de Cidadania. O evento faz parte do Programa MS Cidadão, criado com o objetivo de realizar encontros mensais para a discussão de direitos civis, políticos e sociais, no contexto das políticas públicas representadas pela Subsecretaria.

A palestra de abertura foi ministrada pelo médico Leonardo Alves, na sequencia a Defensora Pública Thais Dominato e a servidora da Secretaria Estadual de Saúde, Hilda Guimarães fizeram um breve apanhado da legislação vigente que garante os direitos dados as pacientes em tratamento de câncer. Encerrando as atividades a enfermeira Esthefani Uchôa do Hospital do Amor (antigo Hospital de Barretos), falou a respeito do atendimento feito pela unidade, em Campo Grande.


SETEMBRO 

Setembro Amarelo – Mês de Prevenção ao Suicídio foi o tema da 7ª edição do “Diálogos de Cidadania”, realizado com o objetivo de falar sobre assunto, quebrar tabus e compartilhar informações. Na ocasião o professor e Capelão Edilson dos Reis, ministrou uma palestra sobre gerenciamento de crise e mediação em conflito com pessoas com ideação suicida.

Setembro Amarelo: campanha criada, no Brasil, por uma parceria entre o Centro Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio. O mês foi escolhido para coincidir com o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, lembrado em 10 de setembro.


AGOSTO

O Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado na sexta-feira (09.8), foi tema da 6ª edição do projeto “Diálogos de Cidadania”. A data foi instituída em 1994 pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Os membros da ONU escolheram o 9 de agosto porque nessa data, em 1982, ocorreu a primeira reunião do Grupo de Trabalho sobre Populações Indígenas.

Após o debate sobre a importância da data, a equipe da Subsecretaria de Políticas Públicas para a População Indígena organizou um café da manhã com as comidas típicas do povo indígena do Mato Grosso do Sul.


JULHO

Subsecretário Frank Rossatte

A 5ª edição do projeto “Diálogos de Cidadania”, discutiu as políticas públicas LGBT, o combate a homofobia e ao racismo.

O mês de julho coloca em evidência o debate sobre as políticas públicas de enfrentamento ao racismo e a todas as formas de violação de direitos, reafirmando o protagonismo e a participação das mulheres negras nos espaços políticos, com a campanha “Julho das Pretas”.

Já em junho passado a população LGBT conquistou uma vitória no Supremo Tribunal Federal (STF), que criminalizou a homofobia como forma de racimo. Casos de agressões contra o público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis) passaram a ser enquadradas como o crime de racismo até que uma norma específica seja aprovada pelo Congresso Nacional.


JUNHO

Advogada Liliam Veronese

Com o tema o “Envelhecimento no Século XXI e o papel das Políticas Públicas”, a Secretaria Especial de Cidadania (Secid), realizou a 4ª edição do Diálogos de Cidadania.

A palestra foi ministrada pela advogada Liliam Veronese, presidente da Comissão dos Direitos dos Idosos, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul. Que reforçou a importância dos desafios do envelhecimento na sociedade moderna.

O evento reuniu servidores da Secretaria Especial de Cidadania, da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, da Subsecretaria de Políticas Públicas para a População Indígena, da Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT, da Subsecretaria para a Promoção da Igualdade Racial, além de representantes de segmentos e da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa.


MAIO

Subsecretário Frank Rossatte

No mês de maio o “Diálogos de Cidadania” discutiu Cultura, Trabalho e Direitos Constitucionais LGBT. Representando a Defensoria Pública, a Defensora Neyla Ferreira Mendes, palestrou sobre os direitos constitucionais que a pessoa LGBT tem na sociedade, trazendo questões como a mudança de sexo, legalidade do casamento gay, direitos de adoção a casais gays e até resoluções do Conselho Federal de Psicologia ligadas ao tema.

Na sequência, Diego Almeida, artista-transformista que dá vida a personagem “Lauanda”, explicou para o público do Diálogos de Cidadania as diferenças entre Drag Queen, travesti e transgêneros, além de detalhar um pouco de sua vivência no meio artístico e cultural LGBT.

Fechando o ciclo dos palestrantes, Emanuelle Fernandes, mulher trans que já foi Miss Gay MS e ficou entre as três mais belas do Brasil, contou sobre as dificuldades que pessoas trans tem de se inserir no mercado de trabalho


ABRIL

Professor Ben-Hur Ferreira

Com o tema “Vamos falar sobre Cidadania e Direitos”, a segunda edição do “Diálogos de Cidadania” teve como palestrante o professor e advogado Ben-Hur Ferreira, que reforçou a importância da Constituição Federal na construção de uma sociedade justa e igualitária, uma vez que o Estado democrático e a democracia são a paz da vida.

O evento reuniu servidores da Subsecretaria de Cidadania, da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, da Subsecretaria de Políticas Públicas para a População Indígena, da Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT, da Subsecretaria para a Promoção da Igualdade Racial, a Subsecretária de Políticas para Mulheres de Campo Grande, Carla Stephanini, além de representantes de segmentos e movimentos sociais.


MARÇO 

Luciana Azambuja – Subsecretária Especial de Cidadania

A primeira edição foi realizada nos dias 14 e 15 de março de 2019, trazendo o tema “O protagonismo das mulheres sul-mato-grossenses”. O evento reuniu gestoras de políticas públicas para mulheres, conselheiras, primeiras-damas, vereadoras, militantes feministas e de movimentos sociais, mulheres negras e quilombolas, mulheres indígenas e técnicas que atuam em órgãos da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres e nas políticas públicas para a igualdade racial.